Criando migrations no Yii2
Fala galera, no post de hoje iremos falar sobre criação de migrations no Yii2. Antes de apresentar sobre a criação de migrations propriamente dita, vamos relembrar um pouco sobre o que é um migration ?
De forma geral migration é uma abstração de nosso banco de dados, onde podemos criar tabelas e gerenciar as suas alterações diretamente na linguagem de programação na qual estamos trabalhando.
Sendo assim iremos criar um banco de dados de testes, neste exemplo irei utilizar o Mysql e para a criação do mesmo irei utilizar o Mysql Workbench. Entretanto você poderá utilizar o SGBD de sua preferência, aqui esta o link para verificar quais banco de dados o Yii2 suporta. {:target=”_blank”} para verificar quais banco de dados o Yii2 suporta.
Também será necessário configurar o banco de dados para isso, devemos ir no arquivo config/db.php
Para criar uma migration no Yii2, devemos ir no terminal é digitar o seguinte comando:
Existe uma convenção em casos de criação de migration (o que é equilavente a criação de uma tabela em nosso banco de dados) temos que utilizar o prefixo: create_nome_da_tabela_table;
Podemos informar durante a criação da nossa migration quais campos desejamos cria, para isso devemos passar o parametro –fields”nome-do-campo:tipo”, exemplo:
Também podemos informar durante a criação de uma migration via terminal se um campo é obrigatório, basta adicionar logo após o tipo do campo :notNull, aplicando essa regra ao exemplo apresentado acima:
Note que foi adicionada uma pasta chamada migrations ao projeto:
Antes do nome que atribuímos a migration note que temos o seguinte prefixo m190305_232355, o mesmo representa:
- m: migration;
- 190305: Ano, mês e dia da criação;
- 232355: Hora em que a migração foi criada;
Ao abrir o arquivo da migration, veja que temos a seguinte classe:
Veja que a classe de migration criada herda de yii\db\Migration, com isso conseguimos especificar as colunas seus tipos, valores default entre outras tudo isso é definido no método safeUp (dependendo da definição e da forma de criação o nome do metódo também poderá se chamar up) que é executado quando estamos executando ou seja quando estamos criando nossa tabela ou criando novos campo a tabelas existentes.
Já o método safeDown (dependendo da definição e da forma de criação o nome do metódo também poderá se chamar down) é executado quando estamos revertendo nossas migrations, ou seja desfazendo as alterações criadas.
Todas as definições de campos, e explicação detalhada, se encontra disponível na documentação oficial.
Para executarmos a migration basta digitarmos o seguinte comando:
Para verificar se a tabela foi realmente criada, vá ao banco de dados e execute o comando SHOW TABLES (isso se estiver utilizando Mysql).
Note que além da tabelas clients, foi criada uma tabela de controle do Yii chamada migration.
Alguns comandos para administração de migrations
Executa a(s) migration(s):
Apresenta quais as migrations não foram executadas:
Apresenta o histórico de migrations:
Reverte a(s) migration(s) executadas:
Bom essa foi uma breve explicação sobre criação de migration no yii2. Caso queira dar uma olhada no que foi feito até então, esse é o link do repositório do projeto
E ai o que achou ? comente abaixo.